Você já parou e pensou quais foram os primeiros registros do tricô? É.. eu sou este tipo de pessoa que penso sobre essas coisas. Imagino que, quando roupas não eram tão acessíveis, sendo vendidas em lojas e tal, época que você (ou sua esposa, filha, mãe, vó) tinham que fazer (coser) a própria roupa, as pessoas tinham que tricotar. Só que sem receita, sem youtube com tutoriais com técnicas e mais técnincas. Gente… é um assunto sério! Onde será que começou tudo isso? Quem achou que seria uma boa idéia pegar dois gravetinhos secos, ali do chão, e trançar fios de lã, pra fazer roupas?

As peças de tricô mais antigas encontradas foram um par de meias do Egito. Elas são bem complexas, o que nos leva entender que a arte de tricotar é ainda mais antiga, já que, além da complexidade da técnica, também devemos levar em consideração o tingimento dos fios. As meias, datadas do século XI, tem, inclusive, o calcanhar.

Não se sabe, exatamente, onde o tricô se iniciou. Alguns dizem que fora na Europa, outros em países de origem árabe. Prefiro a teoria que dá origem do tricô em países árabes por um simples fato.

Quando tricotamos, fazemos da esquerda pra direita, ao contrário da forma da nossa escrita. Países árabes, no entanto, tem escrita da esquerda para direita, da mesma forma do tricô. Faz sentido!

Bom, o tricô, em suma, tem origem não identificada. Não se sabe, nem mesmo, quando foi originada (talvez se tivéssemos peças com técnicas mais simples, teríamos um ponto da história a ser estudado, mas tudo que se tem são peças bem complexas, peças coloridas), nem porque se originou (o que levou alguém a juntar dois gravetos e tricotar). O que sabemos é que o tricô é uma técnica antiga e que já passa pela história da humanidade há, pelo menos, 10 séculos!

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s