Quando aprendi os primeiros pontos de tricô, lá pros meus seis ou sete anos de idade, não sabia ler receitas. Minha avó ditava “faça 20 pontos meia, depois 4 pontos tricô”. Quando decidi, décadas depois, “reaprender” a tricotar, procurei vídeos no youtube. Procurava em inglês e em português. Aprendi a tricotar com os termos em inglês pelo fato que há uma infinidade de receitas gratuitas naquele idioma (e também por conta do Ralvery).

A medida que fui melhorando e me aventurando em receitas mais complexas percebi que meus pares de agulhas, retas, de plástico não mais eram suficientes. Fui apresentada virtualmente a outras três agulhas: Agulha auxiliar, agulha de duas pontas e agulha circular.

Admito que todas essas novas agulhas são difíceis de achar aqui em BH. Apenas um armarinho ou outro oferecem uma pequena variedade de agulhar circular.  A de duas pontas ninguém sabe, ninguém nunca ouviu falar.

Agulha Auxiliar: esta agulha auxilia a você fazer aqueles trançados e torções lindas que elevam seu trabalho a outro patamar. Afinal de contas, uma coisa é ter uma touca em ponto 2 meia 2 trico, e outra é ter uma touca com duas tranças diferentes, que se entrelaçam e até você se pergunta como conseguiu aquela proeza.

agulha auxiliar

Agulha circular: consiste em uma agulha com duas pontas, ligadas por um fio plástico. Na prática, se voe estiver tricotando frente e verso, funciona exatamente como a agulha reta, porém, se seu trabalho for circular, você terá trabalhos sem costuras laterais. As agulhas, além de terem seus tamanhos, como as demais, também tem o tamanho do fio de plástico diferenciado. Os mais comuns são 40, 60 e 80cm.

Na agulha circular não se tricota o verso, somente o lado direito. É simples de usar, e depois que você pega o jeito (deve-se usar marcador de carreira, já que é quase impossível saber onde começa uma e termina outra), o trabalho flui.

agulha circular

Agulha de duas pontas: Item raríssimo nos armarinhos brasileiros. Essas agulhas tem duas pontas, e normalmente vem em kits de 4 a 5 agulhas cada. Tem o mesmo objetivo das agulhas circulares (tricotar em círculos, sem costura). Servem, principalmente, para trabalhos menores. São as mais indicadas para tricotar meias, por exemplo. Ao contrário das demais agulhas, é bem difícil de usar. Tenho a sensação de segurar um porco espinho, com aquele tanto de pontas na minha mão. Como só uso para trabalhos mais delicados, tenho pouca prática. Pretendo fazer uma meia ainda. Mas para isso, terei que praticar muito!

DPN

Caso queiram alguma ajuda para comprar suas agulhas, podem entrar em contato, que farei o máximo para ajudar.

Anúncios

Um comentário sobre “Agulhas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s